terça-feira, 16 de outubro de 2012

3.4) Pirâmide

Pirâmide é um poliedro que tem por base um polígono qualquer, e por faces laterais triângulos que têm um vértice comum. Este ponto é o vértice da pirâmide.
 


  COMO SE OBTÉM UMA PIRÂMIDE?
Uma pirâmide pode ser obtida incidindo um feixe de raios concorrentes sobre um plano.
PIRÂMIDE: ALTURA
         A altura de uma pirâmide é a perpendicular baixada do vértice sobre o plano da base.
PIRÂMIDE: VARIAÇÕES
           Uma pirâmide é triangular, quadrangular, pentagonal, etc., conforme a base é um triângulo, um quadrilátero, um pentágono, etc.


PIRÂMIDE: SECÇÃO
           Tronco de pirâmide é a porção de pirâmide compreendida entre a base e a secção plana que corta todas as arestas laterais. Se a secção é paralela à base, tem-se um tronco de pirâmide com bases paralelas; a sua altura é a distância das duas bases.
           Um tronco piramidal regular é a porção de pirâmide regular compreendida entre a base e uma secção paralela a essa base. As faces laterais são trapézios isósceles iguais; a altura de cada um desses trapézios chama-se apótema do tronco.
 

SECÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA SUPERFÍCIE
           A secção produzida em uma pirâmide por um plano secante pode ser obtida determinando as interseções das arestas com o plano.
 

Para obter a VG da seção rebatemos o plano secante para o PV ou para o PH. Para encontrar a VG das arestas podemos usar o método da rotação. Primeiro planificamos a superfície lateral da pirâmide e depois transportamos as VGs das arestas.
 
Área total:
AT = Al + Ab

Volume da pirâmide:
Página 3


Nenhum comentário:

Postar um comentário